Sunday 19 February 2012

Sunday's pancakes - Panqueca de domingo


Sunday at home is officially pancake day. There is nothing more yummy and fun for breakfast! Easy to do and there are lots of options for toppings, ! And as I had a really ripe banana in the kitchen that was very soft, I it to make this banana pancake recipe from one of my favourite recipes books, Children's Cookbook.

Domingo aqui em casa eh oficialmente o dia da panqueca (o dia da panqueca oficialmente no pais sera dia 21 de fevereiro). Nao tem cafe da manha mais gostoso e divertido! Facil de fazer e com um monte de opcoes de cobertura, nao da outra! E como tinha uma banana super madura dando mole na cozinha, aproveitei pra fazer essa receitinha de panqueca de banana de um dos meus livros de recitas favorito, o Children's Cookbook.


Ingredientes: 100g de farinha de trigo com fermento (eu uso farinhas normais e acrescento uma colher de cafe de fermento em po) - 40g de farinha de trigo integral com fermento - 2 colheres de sopa de acucar - 1 ovo - 175ml de leite - 2 bananas (so uso uma) - manteiga para fritar

 
1. Peneire as duas farinhas e junte-as numa tigela, adicionando os farelos que ficaram na peneira. Acrescente o acucar, misture tudo criando uma cavidade no centro.
2. Meca o leite numa jarra e quebre um ovo dentro. Bata levementeo o ovo no leite com um garfo para mistura-los.

 
3. Ponha a mistura do ovo no leite na cavidade das farinhas com o acucar e misture tudo muito bem com uma colher de pau, ate a mistura ficar cremosa.
4. Reserve a mistura para descanso por, pelo menos, 30 min - isso fara as panquecas ficarem mais leves. Amasse as bananas e acrescente o pure no resto da mistura.

 
5. Ponha um pouco de manteiga pra derreter numa frigideira. Adicione 3 porcoes da mistura para fazer 3 panquecas, cada uma mais ou menos de uns 8cm de diametro.
6. Cozinhe-as por 2 min, ou ate bolhas aparecerem na superficie. Vire-as e cozinhe por mais 2 min ate dourar os dois lados

2 comments:

msgteresa said...

Olá,Dene!
Como vai,minha amiga? Espero que a temporada de frio por aí já esteja bem mais leve!
Estive sumida por esses dias porque viajei com a família lá pras terras do Tio Sam... Marido foi à trabalho, e como ele trabalha em companhia aérea, eu e os meninos conseguimos ir atrás de carona... (Rs...)Fomos para Houston (Texas) e também estava bem friozinho por lá, mas deu pra aproveitar um pouquinho... E como faço aniversário no " Valentine's Day", foi tudo um maravilhoso presente!
E que panquecas fabulosas... Logo de banana, que eu simplesmente adoooooro! Deve ser realmente uma delícia! Hummmm! (Rs...) E adorei a idéia do "domingo das panquecas"! Sem dúvida uma ótima maneira de festejar o dia de descanso!
Lembrei muito de ti durante a nossa viagem...Vi muitos DVDs sobre as séries da BBC... Fui até nas livrarias de lá para procurar um livro sobre a vida da "Beatrix Potter", pra ler no inglês original, mas não encontrei... Uma pena! Mas comprei uma edição belíssima das "The Chronicles of Narnia" de C.S.Lewis... Que delícia poder ler no original!
Quando der um tempinho, passa lá no bloguinho pra me dar um alôzinho... Adoro as tuas visitinhas londrinas!
Beijo grande aqui da amiga carioca viajante pra ti!!!!!
Teresa

Giovanna said...

não sei pq me prevejo fazendo mt panqueca haha vou atrás de receitas de coisas fáceis gostosinhas, adorei a dica!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...