Não se se já falei aqui, mas fazer bolos (baking) é uma coisa que só comecei a me aventurar há bem pouco tempo. Não sei o porquê deste atraso, mas uma coisa é certa - minha hora chegou, ainda que timidamente...
Hoje resolvi abrir um dos meus livros de receita e decidi fazer um "victoria sponge cake". O victoria eh dos bolos mais tradicionais da Inglaterra moderna e muito apreciado nos afternoon tea, o tradicional chá da tarde (ou das 5, como nós brasileiros chamamos).
O bolo é chamado assim em homenagem à rainha Vitória, que o tinha como seu favorito!
No jeito tradicional de fazer usa-se a geléia de framboesa e creme de manteiga (a receita que segui só usa a geléia), mas eu improvisei com o que tinha na geladeira e usei de morango, minha favorita! Aqui vai a receita:
175g de manteiga (seja generoso) - extra para untar as formas
175g de açúcar
3 ovos, batidos
175g de farinha com fermento
uma pitada de sal
3 colheres de sopa de geléia de framboesa
açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de
preparar: Pré-aqueça o forno 180 graus C. Unte duas formas redondas de mais ou menos uns 20
cm de diâmetro com manteiga e farinha (caso não tenha duas, asse em uma só e corte ao meio). Peneire a farinha e o fermento em uma tigela
média e reserve. Bata a manteiga e o açúcar juntos em uma tigela média, até a mistura ganhar uma cor pálida e ficar fofa.
Adicione os ovos batidos, aos poucos, misturando bem após cada adição. Lentamente,
mexa a mistura da farinha com a manteiga, açúcar e ovos. Bata tudo até que a massa fique lisa (eu fiz tudo à mão). Despeje a massa na assadeira
untada e asse em forno pré-aquecido até que um palito inserido no centro
saia limpo, cerca de 20 a 25 minutos. Desenforme e deixe o bolo esfriar completamente. Recheie o topo de ums dos bolos com a geléia de sua preferência (e o creme de manteiga, se quiser). Para encerrar, polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Enjoy it!
3 comments:
Hummm... Parece facim de fazer!
Vou tentar ;D
Tô adorando o seu retorno, viu?!
Bju grande!
Joanna
Parabéns, ficou bonito! Viu, baking não é um bicho de sete cabeças (embora às vezes tenha os seus revertérios, tive uma fase de bolos solados que até hoje não sei explicar, rs).
Nunca fiz esse porque não posso com massas muito amanteigadas - intolerância, passo mal mesmo, como todo tipo de pastries, mas não posso exagerar com nada que tenha o sabor de manteiga -, mas acho que você acertou a mão.
Que venham mais bolos e afins!
Bjs!
Que delícia, Dene! Já anotei. Se a rainha gostava deve ser bom, né? rs.
Abraço!
Post a Comment